top of page

Formação Acadêmica

Fisioterapia Manipulativa

Foto Fisioterapia Manipulativa
Principais indicações

-Dores lombares (lombalgias)
-Dores cervicais (cervicalgias)
-Protusões e hérnias discais
-Artrites e artroses
-Dores musculares
-Torcicolos
-Ombro congelado

 

De acordo com a definição da IFOMPT (International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists) a Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética é uma área de especialização da Fisioterapia que tem como principal objetivo o tratamento de condições neuro-músculo-esqueléticas. Esse conjunto de técnicas é baseada no raciocínio clínico, utilizando recursos manuais (manipulações e mobilizações) e cinesiológicos (exercícios) para o reestabelecimento das funções do sistema neuro-musculo-esquelético.

O grande diferencial dos fisioterapeutas formados nessa área é que toda prática é baseada em evidências científicas atuais. O treinamento desses profissionais possibilita que os mesmos realizem uma avaliação minuciosa, estabeleçam um diagnóstico preciso e apliquem um tratamento eficiente. Todo o processo é baseado em artigos científicos disponíveis, fazendo com que essa prática seja extremamente segura e eficaz.

Existem diversos países no mundo que oferecem formação específica nessa área, com destaque à Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá, Inglaterra entre outros. Todos os programas passam por um processo rigoroso de avaliação para que a formação oferecida por eles seja da mais alta qualidade e atinja os padrões internacionais da IFOMPT. Dessa forma, os profissionais que apresentam o título de Fisioterapeuta Manipulativo Ortopédico são extremamente habilidosos no tratamento das patologias neuro-musculo-esqueléticas devido a sua formação completa e abrangente.

bottom of page